segunda-feira

10 dicas para cozinhar com as crianças, sem stress

Traduzi e adaptei este texto do site MyKidsTime ... achei tão engraçado! Sempre adorei ajudar a minha mãe na cozinha e o meu filho faz o mesmo comigo. Às vezes tenho mais trabalho, confesso, mas vale tanto a pena!



10 dicas para cozinhar com as crianças, sem stress

Encorajar as crianças na cozinha pode testar a sua paciência, mas compensa a longo prazo. Sheila Wayman partilha as suas 10 dicas para cozinhar com as crianças, sem preocupações.

Ao dar às crianças o controlo e a sensação de pertença, elas ficam muito mais entusiasmadas - não apenas com cozinhar, mas também com comer o que acabaram de fazer. Sheila compreende as preocupações de alguns pais, mas sublinha que deixar as crianças livres na cozinha é um "bom investimento a longo prazo".


#1. Entre "no espírito"

Se está cansada, irritada ou com pressa, esqueça. Cozinhar com crianças requer energia, paciência e tolerância para a confusão.

#2. Abra uma selecção de receitas

Dê à criança um pouco de controlo, deixando-a escolher a receita. Compreenda a complexidade mas vá de "mente aberta".

#3. Seja organizada

Confirme se possui tudo o que é necessário para a receita em questão. Planeie com alguma antecipação; se pretende fazer um bolo, pese e prepare os ingredientes (por exemplo... embora se ela for mais crescida esta seja uma tarefa excelente para fazer sozinha!), tenha aventais e todos os tipos de equipamentos necessários (e que a criança possa manusear). Converse com a criança sobre o que vão fazer e o que se espera dela e o que ela não deve fazer (mexer no forno, por exemplo).

#4. Façam as compras em conjunto

Depois de escolher a receita, façam a lista de ingredientes (a criança pode escrever essa lista) e, se for necessário,  vão comprá-los em conjunto.

#5. Preste atenção à apresentação

As crianças gostam que as suas criações fiquem o mais parecidas com as fotos das receitas... por um lado esforce-se para que fique bem, por outro valorize a expressão individual!


#6. Fomente a "produção" 

Nem que seja apenas um vaso de ervas aromáticas, tente cultivar algo com a criança que possam utilizar enquanto cozinham.

#7. Estabeleça regras básicas

Insista nas regras básicas como: lavar as mãos antes de iniciar e, com crianças mais pequenas, ter um apoio estável para chegarem à bancada.

#8. Tenha atenção ao tempo

Tente que a receita não demore mais do que 30 minutos, de forma a conseguir entrar e sair da cozinha em aproximadamente 1hora. Mais do que isso a criança cansa-se, embora em casa ela possa fazer outras coisas durante o tempo em que um assado está no forno, por exemplo.

#9. Não interfira

Controle a tentação de interferir no que a criança está a fazer, ou em impedi-las de fazer algo que considera perigoso. Usar uma faca é algo que podem (e devem) aprender, para isso ensine como fazê-lo com segurança e esteja atenta, mas deixe que a criança tente fazê-lo.

#10. Convide-os a lavar a loiça

É uma questão de princípio não os deixar ir embora na altura de limpar. Pode parecer mais trabalho (ainda) para si, mas é importante para elas aprenderem.


Acima de tudo... Aproveite e divirtam-se juntos! <3>



2 comentários:

  1. Excelentes dicas, sem dúvida,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas! Beijinhos

    ResponderEliminar